Horários e Locais de Apresentação de Comunicações Orais e Pôsteres
Comunicações Orais | |||
A apresentação das Comunicações Orais segue o formato tradicional, com exposições entre 10 a 15 minutos e debates. |
|||
GT 1 - Currículo, Didática e Práticas Escolares | Baixar | ||
1 | Aline Serra De Jesus José Carlos De Melo | Gestão Da Escola Pública Um Processo Democrático? | |
2 | Ana Júlia Viégas Gomes Oliveira | A Organização Do Currículo Escolar E O Ensino De Ciências Naturais Nos Anos Inciais Do Ensino Funadamental: O Que A Sala De Aula Revela? | |
3 | Ana Karoline Pereira Wernz Rabêlo | Implementação Da Base Nacional Comum Curricular: Percepções E Reflexões Preliminares Das Professoras Da Educação Básica | |
4 | Andréa Lúcia Dos Santos Ferreira Rodrigues | Curso Fundamental Infantil De Piano Da Emem: Reflexões Sobre O Currículo | |
5 | Cleia Silva Pinto CostaRosiara Costa SoaresVanja Maria Dominices Coutinho | Intervenção Pedagógica “Consolidando A Alfabetização - Sessentas Lições” Adotada Pelas Escolas Municipais De São Luís-Ma: Encaminhamentos Didáticos Para O Ensino Da Leitura E Da Escrita | |
6 | Danielle Sousa Bahury MoraesRuanita Costa MacêdoMaria Alice Melo | A Noção De Competência: Uma Análise Da Formação No Curso De Letras-Inglês E A Atitude Investigativa | |
7 | Edith Maria Batista FerreiraTyciana Vasconcelos BatalhaJoelma Reis Correia | Diferentes Concepções De Linguagens: Uma Abordagem Metodológica | |
8 | Érica Patrícia Marques De AraújoMaria Jandira De AndradeJoelma Reis Correia | O Processo De Escrita Na Sala De Aula: Uma Análise Da Mediação Docente Na Produção De Textos Em Uma Escola Da Rede Pública Municipal De São Luís- Ma | |
9 | Francisca Samara MarcolinoPatrícia Ribeiro Feitosa Lima | Os Esportes Alternativos Na Educação Física: Um Estudo Em Uma Escola Pública Estadual De Itatira-Ceará. | |
10 | Geni Pereira CardosoRaimundo Luna Neres | Saberes Predominantes No Discurso E Na Prática De Professoras Que Ensinam Matemática Nos Anos Iniciais | |
11 | Jucileide Melonio Pereira SilvaYuri Barros Lobo Da Silva Márcio José Celeri | O Ensino De Geografia Como Propulsor De Uma Formação Cidadã | |
12 | Juliana Nunes De Araújo AlmeidaFrancy Sousa Rabelo | A Educação Em Saúde No Contexto Dos Estudos Atuais: Uma Análise A Partir Das Bases De Dados Scielo E Anais Do Educere. | |
13 | Kátia Cilene Amorim Gomes Joelma Reis Correia | Discussões Acerca Da Alfabetização Na Contemporaneidade | |
14 | Keyla Sorene Da Silva RodriguesMaria Núbia Barbosa Bonfim | Estudar Na Cidade: Representações Sociais De Alunos Do Campo Sobre Escola Urbana | |
15 | Luysienne Silva De OliveiraMaria Núbia Barbosa Bonfim | Relação Pedagógica Entre Supervisores E Professores No Cotidiano Escolar: Contribuições Advindas Do Estado Da Arte | |
16 | Maria Eliana Alves Lima | A Organização Pedagógico-Curricular Da Escola E A Construção Das Práticas Autônomas De Gestão Escolar | |
17 | Natalia Cristina Goiabeira Dos Santos | Currículo Integrado Do Proeja | |
18 | Nathalia Rissane Costa Gomes | Os Reflexos Das Atuais Reformas Educacionais No Proeja: Currículo Integrado Em Risco | |
19 | Patrícia Azevedo De OliveiraFrancisca Maria Lopes Menezes Nascimento | A Matemática No Ensino E Aprendizagem De Arte: Uma Atividade Interdisciplinar No Ensino Médio | |
20 | Rosiara Costa SoaresCleia Silva Pinto CostaVanja Maria Dominices Coutinho | O “Novo” Olhar Para O Ciclo Alfabetizador Da Rede Municipal De Ensino De São Luís: Uma Análise Da Matriz De Referência Para A Alfabetização Do Sistema Municipal De Avaliação Educacional – Simae | |
21 | Vanda Cristina Da Fonseca Magalhães | Práticas Escolares E A Relação Com O Saber: Possíveis Tessituras Entre O Currículo E A Didática? | |
22 | Yuri Barros Lobo da SilvaJucileide Melonio PereiraMárcio José Celeri | O Ensino de Geografia e as Escolas de Tempo Integral | |
23 | Marileia de Jesus MendesNilia Feitosa de Alencar | Ensino Médio Integrado: As Pesquisas Do Período 2013-2017 | |
GT 2 - Educação Infantil | Baixar | ||
1 | Daniela Barbosa dos Santos Edith Maria Batista Ferreira | A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: Implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto | |
2 | Gleiga Sandogas Sousa Cavalcante | AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o registro reflexivo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da criança | |
3 | Kátia Regina dos Santos Castro José Carlos de Melo | A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS | |
4 | Nelcir Francisca da SilvaCamila Augusta Melo Mendes | FORMAÇÃO DOCENTE: saberes necessários para atuação na educação quilombola infantil | |
5 | Nivana Célia Silva BatistaMayra de Jesus Elysangela de Fátima | A HORA ATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações para a formação docente e o planejamento do trabalho pedagógico | |
6 | Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes | O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: trajetórias e desafios | |
7 | Tyciana Vasconcelos BatalhaWaleria Lindoso Dantas Assis José Carlos de Melo | DA IMAGINAÇÃO AO CONHECIMENTO: relatos de experiência em uma escola da rede pública municipal de São Luís - MA | |
GT 3 - Educação, Gênero, Sexualidade e Diversidade Étnica Cultural | Baixar | ||
1 | Ana Carla de Melo AlmeidaRaimunda Nonata da Silva Machado | PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE PROFESSORAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
2 | Arthur Furtado Bogéa Iran de Maria Leitão Nunes | GÊNERO, OS DISCURSOS E A ESCOLA: configurando referências de identidades de gênero normatizadas | |
3 | Clenia de Jesus Pereira dos Santos | OCUPEMOS O TERRITÓRIO DA ESCOLA E ECOEMOS VOZES NEGRAS SILENCIADAS | |
4 | Iran de Maria Leitão NunesIsabel Cristina Costa Freire | (RE) PENSAR A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO MATERIAL DIDÁTICO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO | |
5 | Isabel Cristina Costa FreireIran de Maria Leitão Nunes | CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA PARA OS ESTUDOS SOBRE A MULHER NA FILOSOFIA | |
6 | Maria dos Reis Dias Rodrigues | O PRECONCEITO NA ESCOLA: não é brincadeira! | |
7 | Patrícia Costa Ataide | REFLEXÕES INICIAIS SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL | |
8 | Simone Cristina Silva SimõesRaimunda Nonata de Silva Machado | A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE | |
GT 4 - Educação Especial | Baixar | ||
1 | Ana Zilda dos Santos Cabral FiguerêdoDiná Freire CutrimMariza Borges Wall Barbosa de Carvalho | CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: estado da arte | |
2 | Andréa Carla Bastos Pereira Karina Cristina Rabelo Simões | ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES ACADÊMICAS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: atuação docente nas séries finais do Ensino Fundamental | |
3 | Claudia de Oliveira ValeDiná Freire CutrimMariza Borges Wall Barbosa de Carvalho | O ESTADO COMO GESTOR DAS POLITICAS EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO | |
4 | Cleomar Lima PereiraAline Aparecida Nascimento FrazãoLívia da Conceição Costa Zaqueu | FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: identidade, saberes e reflexões | |
5 | Diná Freire Cutrim | A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: propostas para prover a formação de professores | |
6 | Luciana De Jesus Botelho Sodré Dos Santos | O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A BAIXA TECNOLOGIA ASSISITVA A SERVIÇO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
7 | Maelle Medeiros GarretoMis-Silene Medeiros Garreto Thelma Helena Costa Chahini | PERCEPÇÃO DE DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
8 | Marcela Dutra de Moraes | AS CONTRIBUIÇÕES DO NÚCLEO DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO JOÃOSINHO TRINTA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO | |
9 | Rodrigo Aires Silva Márcio José Celeri Irecer Portela Figueiredo Santos | DEFICIÊNCIA VISUAL E GEOGRAFIA ESCOLAR: dilemas e práticas de uma educação inclusiva | |
10 | Rosení Santos AraujoMaria José Santos Rabelo | DESAFIOS E PERSPECTIVAS PRESENTES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS-MA | |
11 | Suely Alves Dos Santos MachadoMariza Borges Wall Barbosa De Carvalho | A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO JUNTO AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS | |
12 | Tamires Coimbra Bastos Borges | DEFICIÊNCIA VISUAL: concepções e significados produzidos historicamente | |
GT 5 - Estado e Política Educacional | Baixar | ||
1 | Antonio Higor Gusmão dos Santos | PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): para onde se direcionará o programa com esse retrocesso educacional que vive o Brasil? | |
2 | Brenda Cristina Ferreira GomesJanaína de Araujo PimentaMaria José Pires Barros Cardozo | CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA: análise do princípio da gestão democrática | |
3 | David Breno Barros CardozoFrancisca das Chagas Silva Lima | FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO | |
4 | Eweny Cristina Moraes FigueredoMaria José Pires Barros Cardozo | ESTADO DA ARTE EM “CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: análise da participação dos conselheiros na gestão das políticas públicas da educação | |
5 | Francilva Costa de FrançaAngelo Rodrigo Biachini | O PROUNI COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO | |
6 | Ícaro Rodrigues Pinho | EDUCAÇÃO E CRISE ECONÔMICA NO BRASIL: Complexidades e perspectivas para o próximo Governo Federal | |
7 | José Eduardo Fonseca Oliveira | EDUCAÇÃO E BIOPOLÍTICA: produção discursiva governamentalizada no Brasil | |
8 | Jose Rios JuniorKarla Cristina Silva Sousa | O PROTAGONISMO FEMININO NO PIBID DAS LICENCIATURAS DOS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH | |
9 | Karla Cristina Silva SousaMaria José Pires Barros Cardozo | A GESTÃO EDUCACIONAL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS: delineando o caráter de demos constraining da união a partir do plano de ações articuladas (par) no período de 2007-2017 | |
10 | Maria Luiza Miranda RibeiroLucinete Marques Lima | USO DOS RESULTADOS DO IDEB: o estado da arte (2013- 2017) | |
11 | Micael Carvalho dos SantosIlma Vieira do Nascimento (orientadora) | O EDUCAÇÃO MUSICAL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) - ENSINO MÉDIO | |
12 | Nubia Moreira Saboia | GESTÃO ESCOLAR: regulamentações, organização e seus impactos para a educação de qualidade | |
13 | Scarlet Cristina Silva SousaÂngelo Rodrigo Bianchini | PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): uma análise das publicações sobre o PIBID como política de permanência de alunos cotistas nos cursos de licenciaturas da Universidade | |
14 | Regiane Andrade Dos Santos | CONSELHO ESCOLAR: um estudo dos resumos de teses e dissertações no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES | |
15 | Nádya Christina Guimarães DUTRAFelipe Costa CAMARÃO Francisca das Chagas Silva LIMA | A OFERTA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO MARANHÃO: uma análise a partir das metas dos planos nacional e estadual de educação? | |
GT 6 - Formação de Educadores | Baixar | ||
1 | Ana Paula Mondego DiasLélia Cristina Silveira de Moraes/orientadora | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: reflexões iniciais | |
2 | Andréia Carolina Severo LimaIlma Vieira do Nascimento | O PROJETO DE INTERVENÇÃO DO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFMA: descobertas e perspectivas na formação inicial de professores/as | |
3 | Camila Castro DinizLélia Cristina Silveira de Morais | FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM EAD: reflexões sobre a concepção no âmbito do programa nacional escola de gestores | |
4 | Carla Ivana Amorim da SilvaLélia Cristina Silveira de Moraes (orientadora) | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EJA: em discussão a formação continuada | |
5 | Charlene de Jesus Santos MendonçaJosé Ribamar Portela e Silva | FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: debates e pesquisas diante de uma sociedade globalizada | |
5 | Claudiane Pinto Dias de JesusMaria Alice Melo | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: aspectos históricos do cenário educacional brasileiro 1970-2000 | |
6 | Elaine Cunha Vieira | AS BASES PARA A DISCUSSÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: (re) constituindo a narrativa histórica | |
7 | Érika Davila de Sá RochaIlma Vieira do Nascimento | A ENTREVISTA NARRATIVA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
8 | Evilásio Barbosa da Silva | A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A PRÁTICA FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) | |
9 | Geni Pereira Cardoso | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: impasses na construção do tempo pedagógico | |
10 | Glauciene Portela SantosLucilene Pereira da SilvaMaria do Carmo Alves da Cruz | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: desafios e possibilidades de implementação nos anos iniciais do ensino fundamental | |
11 | Jerry Wendell Rocha SalazarMaria de Fátima Ribeiro Franco Lauande | FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma análise a partir do referencial teórico da Dialética | |
12 | Jerusa Roiz De Sousa | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
13 | Joselina Almeida Diniz CardosoLília Ferreira da LuzWalquíria Dias da Conceição | O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇO BÁSICA | |
14 | Josenilde Meireles PintoMaria Alice Melo/orientadora | A INTERDISCIPLINARIDADE E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
15 | Leurides Costa de Araújo SoaresRegiane Oliveira Rodrigues | A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA SOCIEDADE CAPITALISTA ATUAL: viés político da ação docente e o reflexo na sala de aula da escola pública. | |
16 | Luciane Menezes CardosoMaria Alice Melo/orientadora | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIA NO CURRÍCULO | |
17 | Lucileide Martins Borges FerreiraLuanda Martins CamposMirian Ferreira da Silva Bogéa | A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: da formação à prática | |
18 | Luzia Da Conceição Azevedo Reis | AS MUDANÇAS NA BALANÇA NÓS-EU: a formação do professor para o ensino de matemática | |
19 | Maria De Fátima Ribeiro Franco Lauande | A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS DCNs (CNE/CP RESOLUÇÃO Nº 2/2015) | |
20 | Nadja Fonseca Da Silva | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS MATRIZES DE COMPETÊNCIAS VOLTADAS PARA O SUCESSO ACADÊMICO DO ESTUDANTE | |
21 | Raimunda Ramos MarinhoIlzeni Silva DiasHelianane Oliveira Rocha | O COMPROMISSO SOCIAL DA UFMA: socializando a proposta institucional de formação de professores da educação básica das escolas públicas do Maranhão a partir do PARFOR | |
22 | Rita Maria Sousa Franco | FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho da coordenação pedagógica | |
23 | Roseanne Márcia Silva Marques MonteiroLélia Cristina Silveira de Moraes (orientadora) | A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES NO BRASIL: reflexões a partir do estado da arte | |
24 | Ruanita Costa Macêdo | ESTADO DA ARTE SOBRE A ATITUDE INVESTIGATIVA NO TRABALHO DOCENTE | |
25 | RUTH MAYRA GOMES MELO | FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: a pesquisa como estrutura basilar do currículo | |
26 | Sílvia Lílian Lima ChagasMarcos Ramuzyo de Almeida BrasilAlberto de Jesus Nascimento Nicácio | O CINEMA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA CONSTRUÇÃO DO OLHAR CRÍTICO NAS AULAS DE ARTES VISUAIS DO IFMA : reflexões téorico-metodológicas. | |
27 | Suely Sousa Lima Da SilvaMaria Núbia Barbosa BonfimFábia Elina dos Santos Araujo | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADE DOCENTE: um estudo com professores-alunos do PROFEBPAR/UFMA | |
28 | Suzana Alves Dos Santos MeloMaria Alice Melo | FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES NO BRASIL: aspectos históricos e políticos | |
GT 7 - História da Educação | Baixar | ||
1 | João Antônio De Sousa Lira | ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO: lacunas e possibilidades | |
2 | Nadjelena De Araújo Souza | “O BRASIL TEM PRESSA EM SE DESENVOLVER. PRECISA DE TÉCNICOS”: o ensino de segundo grau maranhense na vigência da LDB nº 5.692/71 | |
3 | Ana Paula Dos Santos Reinaldo Verde | A FOTOGRAFIA E A MATERIALIZAÇÃO DA MEMÓRIA ESCOLAR | |
GT 8 - Movimentos Sociais e Educação do Campo | Baixar | ||
1 | Adriana Coimbra RolimAntônio Paulino de Sousa | ESTUDO SOBRE O “ESTADO DA ARTE” DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: análise dos programas de educação do campo | |
GT 9 - Educação de Jovens e Adultos | Baixar | ||
1 | Elizangela Duarte GomesEdinólia Lima Portela | FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: intenções de uma pesquisa | |
2 | Eunice CastroLélia Cristina Silveira de Moraes | O PROEJA NO CONTEXTO DO CAMPUS SANTA INÊS: PERCEPÇÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO | |
3 | Felix Barbosa Carreiro | APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESISTÊNCIAS E PERSPECTIVAS | |
4 | Simone Costa Miranda AraujoEdinolia Lima Portela | PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO “SIM, EU POSSO!”: os primeiros passos de uma pesquisa | |
5 | Thiago Da Rocha VasconcelosRuth Mayra Gomes Melo | ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma proposta de trabalho com a realidade local | |
6 | Mayara Broxado DiasCláudia Andréa dos Santos CardosoVandercleia de Jesus Sousa Martins | LETRAMENTO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: a ferramenta digital proporcionando inclusão digital e social | |
GT 10 - Tecnologias Educacionais e Comunicação | Baixar | ||
1 | Bianca Dos Santos FernandesJessiany Pinheiro TorresJucileide Melonio Pereira Silva | O USO DE MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência no ensino fundamental | |
2 | Jossilene Louzeiro Alves | O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM | |
3 | Meiriluce Portela Teles CarvalhoGisele Soares De Vasconcelos | ENSINO DE ARTE: o uso do vídeo-espelho no processo avaliativo nas aulas de teatro | |
4 | Roure Santos Ribeiro | CIBERCULTURA E AS INTER-RELAÇÕES DO PODER E CONTROLE DA INFORMAÇÃO | |
GT 11 - Educação Superior | Baixar | ||
1 | Adauto De Vasconcelos MontenegroMaria do Rosário de Fátima Fortes Braga | PERMANÊNCIA, QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DE UNIVERSITÁRIOS | |
2 | Adauto De Vasconcelos MontenegroMaria do Rosário de Fátima Fortes BragaConceição de Maria Silva Câmara | A QUALIDADE DE VIDA COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR | |
3 | Adriano Pereira RibeiroKarla Cristina Silva Sousa | A IDENTIDADE DOCENTE: alteridade no ensino superior | |
4 | Allana Sousa SilvaLucinete Marques Lima | A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE (2013 A 2017) | |
5 | Francimar Oliveira Miranda De CarvalhoBergson Pereira Utta | O CURSO DE PEDAGOGIA E O PEDAGOGO: uma reflexão desta formação no cenário atual | |
6 | Iracema Melo Claudino SalesLucinete Marque Lima | PROUNI NA INTERFACE PÚBLICO E PRIVADO | |
8 | Karyanne Moreira Da Silva Nogueira RosaIlma Vieira do Nascimento | DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PESQUISA EMPÍRICA: reflexões sobre nosso percurso | |
9 | Lucio Gemaque SouzaLícia Santos Buhaten Gemaque | A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO EM RELAÇÃO ÀS COMPETÊNCIAS DOS SEUS PROFESSORES TENDO COMO REFERENCIAL PHILIPPE PERRENOUD | |
10 | Maria Do Rosário De Fátima Fortes BragaLucinete Marques Lima | O ESTADO DA ARTE SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE | |
11 | WELLINE DAYANE REIS RIBEIROAntonio Paulino de Sousa | MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A PEC 55: desafios para o ensino superior brasileiro | |
GT 12 - Fundamentos da Educação | Baixar | ||
1 | Téssia Luana Castro GuimaraesSuely Alves Dos Santos Machado | CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO PENSAMENTO DE KANT: refletindo o texto sobre o que é o iluminismo | |
GT 13 - Trabalho e Educação | Baixar | ||
1 | Celso Luiz Rodrigues | “PRA SABER +”: relato da experiência do programa de vivência profissional ‘pra saber +” | |
2 | Josélia Silva Castro | GESTÃO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL | |
3 | Karla Myllena De Aquino GomesAntonio Paulino Sousa | IDENTIDADE DOCENTE, SAÚDE RESILIENTE | |
4 | NILIA FEITOSA DE ALENCAR | AS PERSPECTIVAS ATUAIS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO APÓS A LEI 13.415/2017 | |
GT 14 - Educação e Meio Ambiente | Baixar | ||
1 | ELMA VILMA SILVA FERREIRA | TRILHA DE SONS DO LICEU, A PAISAGEM SONORA E A DINÂMICA RECONSTRUTIVA DE CONHECIMENTOS NA LINGUAGEM MUSICAL | |
GT 15 - Arte, Cultura, Imaginário e Educação | Baixar | ||
1 | João Carlos Pimentel CantanhedeReinaldo Portal Domingo | EDUCANDO EM MUSEUS: um meio de ensino/aprendizagem em Arte | |
2 | Laryssa Maria Lima Da SilvaMarleane da Silva TeixeiraFernando Patrick Botelho Morais | A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
3 | Marilú Moraes AraujoSílvia Lílian Lima ChagasAlberto De Jesus Nascimento Nicácio | O ENSINO DE ARTE E A CULTURA POPULAR NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Confecção de fantasia de um bloco tradicional de São Luís do Maranhão | |
4 | Norlan Aragão LimaAntônio Francisco de Sales Padilha | TÓPICAS DO BUMBA MEU BOI: o ensino da guitarra elétrica na emem utilizando elementos musicais característicos do bumba meu boi em seus diferentes sotaques | |
5 | Raimundo Morais Pessoa FilhoJosé Almir Valente Costa Filho | (RE) LEITURA: lendo imagens na sala de aula para interpretar o mundo | |
6 | Rafaela Maria França Guimarães | O PROCESSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO CONTO: experiência com o Grupo de Teatro Mímesis e o conto Hamlet | |
7 | Valeria Moreira Garcia Vilar Veiga | A MÚSICA DA CORRIDA RAMKOKAMEKRÁ CANELA | |
GT 16 - Experiências Educativas na Educação Básica | Baixar | ||
1 | Alberto De Jesus Nascimento NicácioMarcos Ramuzyo de Almeida BrasilMarilu Moraes Araujo | PROJETO ESCOLA EM CENA - A LENDA DE ANA JANSEN: Uma experiência do uso das TICs para promover o ensino/aprendizagem de Arte no Nível Fundamental | |
2 | Aline Borges Da Silva | A CULTURA POP NO ENSINO DE CIÊNCIAS: a utilização de filmes de animação como recurso didático | |
3 | Anna Paula Araujo PereiraJhonatan Uelson Pereira Sousa De AlmadaAntonio De Jesus Dos Santos Fernandes Júnior | O CENTRO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CEC- IEMA EM CAXIAS-MA: A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DE POPULARIZAÇÃO E VIVÊNCIA CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO MARANHÃO | |
4 | Antonio De Jesus Dos Santos Fernandes JúniorDanielle Martins Leite Fernandes LimaAnna Paula Araújo Pereira | SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IEMA) | |
5 | Eneida Maria Erre AraújoAlda Margarete Silva Farias Santiago | O MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS, CONSIDERANDO OS INDICADORES EDUCACIONAIS E RESULTADOS 2015-2018 | |
6 | Evarista Barbosa Guimarães MartinsReinaldo Portal Domingo | ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: METODOLOGIAS E POSSIBILIDADES POÉTICAS PARA O ENSINO MÉDIO | |
7 | Fabiana Cruz de Oliveira Meiriluce Portela Teles CarvalhoTatiana Fernandes Viana | APRENDIZAGENS TEATRAIS: experiência, colaboração e apresentação | |
8 | Gabriella Alves FerreiraMaria Núbia Barbosa Bonfim | ESTUDO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA SÃO BENEDITO/TAIM: as representações sociais manifestadas | |
9 | Jorgiana Cristine Pontes NascimentoEdith Maria Fereira RibeiroSerginaura Rabelo da Silva | EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INTERAÇÃO: a experiência no Projeto de Extensão Entrelinhas | |
10 | Maxfranklin Colombi CangussuAline Borges da Silva | A SUCATA NO ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO COMPLEXO EDUCACIONAL DOM BOSCO | |
11 | Patrícia Bruzaca Santos Costa Eneida Maria Erre Araújo Talita de Jesus da Silva Martins | O IMPACTO DO PROGRAMA PODIUM XXI NA PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA, DOS ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DA REDE IEMA | |
12 | Patrícia Cristina Peixoto Coêlho Santos | A VIVÊNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO CONTEXTO DA LITERATURA | |
13 | Paula Rennê Muniz Soares de SouzaLucileide Martins Borges FerreiraSolange Cristina Campos de Jesus | PROJETO LETRAR: uma experiência formativa para o fortalecimento da alfabetização e o letramento na Unidade de Educação Básica Iguaíba | |
14 | Taise Helena de Sousa SilvaWaldelice Oliveira Almeida Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques | ATIVIDADES CIENTIFICAS E FEIRAS DE CIÊNCIAS: uma revisão sobre a construção e implementação de estratégias para o ensino de ciências | |
15 | Tatiana Fernandes Viana | EVENTO ARTÍSTICO ESCOLAR: SemanArte de Instalações | |
16 | Uerlene do Rosário Garcês RibeiroJackson Ronie Sá-Silva | OBESIDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: o que diz a literatura? | |
17 | Waleria Lindoso Dantas AssisJosé Carlos de MeloMaria Rosely Pinto Lima | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência em uma escola da rede pública municipal de São Luís | |
Posteres | |||
Apresentação dos PÔSTERES em Formato DIGITAL:
|
|||
GT 1 - Currículo, Didática e Práticas Escolares | Baixar | ||
1 | Cleiton Pereira Ferraz | CONTANDO E NAVEGANDO PELO ENSINO DA HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
2 | Iara da Silva GurgelElielton Santos Ribeiro Edison Araújo de Oliveira | DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA PÓS-MODERNIDADE: análise das dificuldades na 2ª série do Ensino Médio de uma escola no município de Zé Doca | |
3 | Julyenne Dos Santos Maia | O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM SÃO LUÍS-MA: uma investigação sobre desafios e perspectivas dos educadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
GT 2 - Educação Infantil | Baixar | ||
1 | Wilson Silva GarciaJosé Carlos De Melo | PARA ALÉM DO CUIDAR: Observando as crianças pequenas na pré-escola | |
2 | Alina Garces AzevedoBruna Soares VieiraCamila Campos Parga | AS CRIANÇAS E A HORTA ESCOLAR: as vivências de estagiárias com projetos na creche | |
3 | Isabela De Cássia Costa VieiraJoselina Almeida Diniz CardosoMaria Acácia Costa Vieira | LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições para a aprendizagem | |
GT 3 - Educação, Gênero, Sexualidade e Diversidade Étnica Cultural | Baixar | ||
1 | Amanda Marinho BogeaAna Beatriz Santos MagalhaesSilvia Helena Fonseca Dos Santos | POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | |
2 | Daniel Bergue Pinheiro Conceição | O PERFIL DOS ESTUDANTES COTISTAS DA UEMA: um estudo descritivo dos anos 2016 e 2017 | |
3 | Elenice De Araújo FigueiredoMárcia Cristina Gomes | EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO: diálogos sobre mulheres e ciência | |
4 | Fernanda Silva Da CostaGlaucia Santana Silva PadilhaRaimunda Nonata Da Silva Machado | APRENDENDO COM MULHERES AFRODESCENDENTES NA DIÁSPORA: Olhares de Ângela Davis | |
5 | Soraia De Oliveira SilvaGlaucia Santana Silva Padilha | CULTURA CORPORAL E IGUALDADE ÉTNICO -RACIAL: contribuições da educação física para a implementação da lei nº 10.639/03 no ensino básico | |
6 | Thays Coelho FrançaWalquíria Costa PereiraSamyra Do Nascimento Moraes Gomes | LÉLIA GONZALEZ: aprendizagens de resistência | |
7 | Walquíria Costa PereiraGlaucia Santana Silva PadilhaSirlene Mota Pinheiro Da Silva | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: um estudo do tipo estado da arte | |
GT 4 - Educação Especial | Baixar | ||
1 | KLENYSSON CARLOS BARROS RIBEIRO | A GESTÃO ESCOLAR INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS ATUAIS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS | |
GT 5 - Estado e Política Educacional | Baixar | ||
1 | LEIDE MARIA PIRES FERREIRA | A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA VIOLÊNCIA ESCOLAR | |
2 | SÍLVIA HELENA FONSECA DOS SANTOS | OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR QUANTO A INSERÇÃO DO PADRÃO DE QUALIDADE NACIONAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MUNICIPAL | |
GT 6 - Formação de Educadores | Baixar | ||
1 | Hellen Silva CarneiroKaciana Nascimento da Silveira Rosa | ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: algumas concepções de professores de ciências em uma escola da Rede Particular de Ensino em São Luís – MA | |
2 | Larissa Evelin Rego AzevedoAllana Myrla Lima CavalcanteValdenice de Araujo Prazeres | FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: uma análise da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFMA | |
3 | Erica Bianca de Almeida NevesAdriana da Silva Pereira | REPERCUSSÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-CURSISTAS EM PEDAGOGIA/PARFOR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA EM ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE SANTA INÊS E COROATÁ | |
4 | Rayane Costa Viegas | CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS: aspectos políticos e pedagógicos | |
5 | Taís Moreira PintoMariana Karine Coqueiro de SouzaHelianane Oliveira Rocha | FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DOS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VIDA ACADÊMICA: Uma análise no âmbito dos cursos de primeira licenciatura em Matemática do PARFOR/UFMA | |
6 | Larissa Evelin Rego AzevedoAllana Myrla Lima CavalcanteValdenice de Araujo Prazeres | FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: estado da arte em programas de pós graduação da UFMA | |
GT 7 - História da Educação | Baixar | ||
1 | VIOLETA CRISTINA SOARES MORAES | NARRATIVAS DE PROFESSORAS LEIGAS NO MUNICIPIO DE PINHEIRO-MA: 1960-1970 | |
GT 8 - Movimentos Sociais e Educação do Campo | Baixar | ||
GT 9 - Educação de Jovens e Adultos | Baixar | ||
1 | Maria Dos Remédios AndradeAna Maria Coelho FerreiraMaria Janailde Da Silva Caldas | A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA METODOLOGIA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
2 | Nerlyane Melo Rubim | A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
3 | Raíza Naruza Gomes Ferreira | PROGRAMA "SIM EU POSSO" : repercurssões do programa na vida dos alfabetizados (as). | |
4 | Tayara Moreira Costa Silva | AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS NA EJA: análise à luz de Paulo Freire | |
GT 10 - Tecnologias Educacionais e Comunicação | Baixar | ||
1 | ANTONIO MÁRCIO JANSEN FERREIRAMarcelo Fernandes Freitas do NascimentoMaria José dos Santos | USOS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPERIENCIAS DE UMA ESCOLA DE SÃO LUIS GONZAGA-MA | |
2 | BENEDITO ALEX MARQUES DE OLIVEIRA SANTOSBianca dos Santos Fernandes | POR UMA GEOGRAFIA DIFERENTE: a construção de maquetes e álbuns como recursos didáticos na formação técnica integrada | |
3 | TACIANE COSTA RODRIGUES | A GESTÃO ESCOLAR FRENTE ÀS MUDANÇAS COGNITIVAS OCASIONADAS PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: para além da inserção de recursos tecnológicos na escola. | |
GT 11 - Educação Superior | Baixar | ||
1 | Carlos Richard Soares PinheiroMarise Marçalina De Castro Silva Rosa | MONITORIA ACADÊMICA: marcos regulatórios e as faces da gestão universitária da Universidade Federal do Maranhão | |
2 | Ester Sponholz | PERFIL DE ESTUDANTES CONCLUINTES DA PEDAGOGIA: evidências em instituição de educação superior pública e privada | |
3 | Rafaella Thalita Fernandes Da Silva | AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO SISTEMA ESPECIAL DE RESERVA DE VAGAS PARA ESTUDANTES NEGROS MATRICULADOS NO CAMPUS SÃO LUÍS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO | |
GT 12 - Fundamentos da Educação | Baixar | ||
GT 13 - Trabalho e Educação | Baixar | ||
1 | ADRIANY SILVA SOUZA | FORMAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO: um olhar a partir de bolsistas de trabalho na Universidade Federal do Maranhão” | |
2 | MAISA VIEIRA SILVA | ATIVIDADES PROFISSIONAIS REALIZADAS ALÉM DO MAGISTÉRIO: uma realidade dos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA | |
GT 14 - Educação e Meio Ambiente | Baixar | ||
GT 15 - Arte, Cultura, Imaginário e Educação | Baixar | ||
GT 16 - Experiências Educativas na Educação Básica | Baixar | ||
1 | Daiane Alves De AlmeidaWaleria Lindoso Dantas Assis | PROJETO APRENDENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de Experiência | |
2 | Lídia Maria Valois Correia | A INTERFERÊNCIA DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA SOSSEGO DA MAMÃE EM SANTA RITA/MA | |
3 | Maria Do Socorro De Araujo Alves | TRAJETÓRIA EM TELA |