Objetivo
Gerais
- Promover espaços de reflexões sobre a educação brasileira em movimento, destacando inflexões e resistências, considerando o contexto das
atuais reformas educacionais e seus impactos sobre os diversos níveis e modalidades da Educação Básica e Superior.
Específicos
- Estimular reflexões acerca das atuais reformas educacionais e seus movimentos, destacando inflexões e resistências na organização da educação brasileira.
- Divulgar e socializar pesquisas científicas, experiências e práticas educativas com reconhecimento das diversidades culturais e da inclusão, em suas
facetas de relações de gênero, de intergeracionalidade, de etnia e de afrodescendência.
- Contribuir para que os profissionais da educação, pesquisadores, estudantes e instituições escolares e não escolares possam desenvolver reflexões acerca
das configurações dos níveis e modalidades de ensino com foco na luta em defesa do ensino público.
- Oportunizar o diálogo e a pluralidade de saberes e práticas em confronto com as atuais reformas educacionais, advindas das forças imperialistas nacionais
e internacionais.
- Reunir pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais da educação, das diversas Instituições educacionais maranhenses e de outros
estados brasileiros.
- Potencializar reflexões sobre a Educação no Brasil e a luta em defesa do ensino público, contribuindo para reafirmar a educação como direito social
fundamental, endereçada a justiça cognitiva.
ORIENTAÇÕES
O VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES e II ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE – Seção MA,
serão realizados no período de 4 a 7 de dezembro de 2018, com o tema: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências. Serão aceitos trabalhos na modalidade
de Comunicação Oral e Pôsteres, necessariamente relacionados aos Grupos de Trabalhos (GTs), conforme a seguir:
| GT 1 |
Currículo, Didática e Práticas Escolares |
GT 9 |
Educação de Jovens e Adultos |
| GT 2 |
Educação Infantil |
GT 10 |
Tecnologias Educacionais e Comunicação |
| GT 3 |
Educação, Gênero, Sexualidade e Diversidade Étnica Cultural |
GT 11 |
Educação Superior |
| GT 4 |
Educação Especial |
GT 12 |
Fundamentos da Educação |
| GT 5 |
Estado e Política Educacional |
GT 13 |
Trabalho e Educação |
| GT 6 |
Formação de Educadores |
GT 14 |
Educação e Meio Ambiente |
| GT 7 |
História da Educação |
GT 15 |
Arte, Cultura, Imaginário e Educação |
| GT 8 |
Movimentos Sociais e Educação do Campo |
GT 16 |
Experiências Educativas na Educação Básica |
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Nesta oitava edição, as modalidades de submissão de trabalhos são:
COMUNICAÇÃO ORAL: Ensaios (reflexões teórico-filosóficas) ou artigos resultantes de pesquisas ou experiências com conclusões parciais ou finais,
relacionados às temáticas específicas de cada Grupo de Trabalho (GT), enfatizando o tema central do evento. Poderão participar professores/as,
gestores/as, profissionais da educação (básica e superior) e estudantes da pós-graduação (lato e stricto sensu).
PÔSTER: Estudos e pesquisas concluídos ou não, atividades de monitoria, relatos de experiências que tenham como objeto de reflexão as temáticas
específicas de cada GT, sempre relacionadas ao objeto central do Evento, bem como incluam apresentações esquematizadas e ilustradas.
Poderão participar professores/as da educação básica e discentes de graduação e de iniciação científica.
Formato do Resumo Expandido (Comunicação Oral e Pôsteres) a ser enviado:
- O texto na íntegra deve conter entre 6 e 8 páginas, considerando: resumo, introdução, desenvolvimento do texto, conclusão e referências. Não podem
ser usadas notas de rodapé.
- Título do resumo expandido centralizado, em caixa alta e em negrito.
- Nome completo das autoras e autores (até três autores/as) alinhado à direita, indicando em nota de rodapé a instituição de origem e e-mail (s)
dos/as autores/as para contato em arquivo com editor de texto Word (doc ou docx) com formato A4.
- Outro arquivo em pdf deverá ser gerado e enviado sem a identificação dos (as) autores (as) para que sejam submetidos à
apreciação de especialistas na área, mantendo-se em sigilo a autoria dos textos;
- Indicar o GT a que se destina a proposta.
- O Resumo deve ter indicações breves de 60 (sessenta) a 100 (cem) palavras, com espaçamento simples, contendo 3 (três) palavras-chave.
- A sequência do texto deve conter fonte Times New Roman 12; espaçamento do texto entre linhas e recuo padrão 1,5 cm;
espaçamento das citações simples com recuo padrão 4 cm sem aspas com fonte 10; margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
Enfatizamos ter atenção à correção de linguagem; alinhamentos, espaçamentos, recuos em citações e referências atendendo às normas da ABNT.
- É obrigatório o uso do template (modelos de estrutura de artigo) disponível no site do evento.
- Critérios básicos na seleção dos trabalhos: contribuição relacionada aos GTs, consistência e rigor da abordagem teórico-metodológica.
Quantidade de trabalhos por autor (a):
Cada autor(a) poderá submeter, no máximo, 3 (três) trabalhos, para um mesmo GT ou para GTs diferentes, nas seguintes opções:
- Submeter 1 (um) trabalho como primeiro(a) autor(a) e, até, 2 (dois) trabalhos como coautor(a);
- Cada trabalho deve conter no máximo um(a) autor(a) e dois (duas) coautores (as);
- O(s) trabalho(s) deve(m) ser enviado(s) pelo(a) autor(a) principal em dois arquivos:
- Em formato Word com a autoria do trabalho
- Em formato PDF sem autoria
Apresentação dos PÔSTERES em Formato DIGITAL:
- A produção será em formato digital com uso de até 4 slides Power Point.
- Poderão ser usadas figuras, mapas, tabelas, gráficos e outros recursos visuais que se fizerem necessários.
- O tempo de apresentação será de no máximo 10 minutos.
- Estrutura dos slides:
- Cabeçalho contendo: título, nome(s) do/a (s) autor/a (s) e da(s) instituição(ões)
- Introdução
- Objetivo
- Questão/Problema
- Metodologia
- Resultados/Conclusão ou Considerações
- Referências (usar somente as referências necessárias).