Objetivo

Gerais

  • Promover espaços de reflexões sobre a educação brasileira em movimento, destacando inflexões e resistências, considerando o contexto das atuais reformas educacionais e seus impactos sobre os diversos níveis e modalidades da Educação Básica e Superior.

Específicos

  • Estimular reflexões acerca das atuais reformas educacionais e seus movimentos, destacando inflexões e resistências na organização da educação brasileira.
  • Divulgar e socializar pesquisas científicas, experiências e práticas educativas com reconhecimento das diversidades culturais e da inclusão, em suas facetas de relações de gênero, de intergeracionalidade, de etnia e de afrodescendência.
  • Contribuir para que os profissionais da educação, pesquisadores, estudantes e instituições escolares e não escolares possam desenvolver reflexões acerca das configurações dos níveis e modalidades de ensino com foco na luta em defesa do ensino público.
  • Oportunizar o diálogo e a pluralidade de saberes e práticas em confronto com as atuais reformas educacionais, advindas das forças imperialistas nacionais e internacionais.
  • Reunir pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais da educação, das diversas Instituições educacionais maranhenses e de outros estados brasileiros.
  • Potencializar reflexões sobre a Educação no Brasil e a luta em defesa do ensino público, contribuindo para reafirmar a educação como direito social fundamental, endereçada a justiça cognitiva.

ORIENTAÇÕES

O VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES e II ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE – Seção MA, serão realizados no período de 4 a 7 de dezembro de 2018, com o tema: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências. Serão aceitos trabalhos na modalidade de Comunicação Oral e Pôsteres, necessariamente relacionados aos Grupos de Trabalhos (GTs), conforme a seguir:

GT 1 Currículo, Didática e Práticas Escolares GT 9 Educação de Jovens e Adultos
GT 2 Educação Infantil GT 10 Tecnologias Educacionais e Comunicação
GT 3 Educação, Gênero, Sexualidade e Diversidade Étnica Cultural GT 11 Educação Superior
GT 4 Educação Especial GT 12 Fundamentos da Educação
GT 5 Estado e Política Educacional GT 13 Trabalho e Educação
GT 6 Formação de Educadores GT 14 Educação e Meio Ambiente
GT 7 História da Educação GT 15 Arte, Cultura, Imaginário e Educação
GT 8 Movimentos Sociais e Educação do Campo GT 16 Experiências Educativas na Educação Básica

Nesta oitava edição, as modalidades de submissão de trabalhos são:

COMUNICAÇÃO ORAL: Ensaios (reflexões teórico-filosóficas) ou artigos resultantes de pesquisas ou experiências com conclusões parciais ou finais, relacionados às temáticas específicas de cada Grupo de Trabalho (GT), enfatizando o tema central do evento. Poderão participar professores/as, gestores/as, profissionais da educação (básica e superior) e estudantes da pós-graduação (lato e stricto sensu).

PÔSTER: Estudos e pesquisas concluídos ou não, atividades de monitoria, relatos de experiências que tenham como objeto de reflexão as temáticas específicas de cada GT, sempre relacionadas ao objeto central do Evento, bem como incluam apresentações esquematizadas e ilustradas. Poderão participar professores/as da educação básica e discentes de graduação e de iniciação científica.

Formato do Resumo Expandido (Comunicação Oral e Pôsteres) a ser enviado:

  1. O texto na íntegra deve conter entre 6 e 8 páginas, considerando: resumo, introdução, desenvolvimento do texto, conclusão e referências. Não podem ser usadas notas de rodapé.
  2. Título do resumo expandido centralizado, em caixa alta e em negrito.
  3. Nome completo das autoras e autores (até três autores/as) alinhado à direita, indicando em nota de rodapé a instituição de origem e e-mail (s) dos/as autores/as para contato em arquivo com editor de texto Word (doc ou docx) com formato A4.
  4. Outro arquivo em pdf deverá ser gerado e enviado sem a identificação dos (as) autores (as) para que sejam submetidos à apreciação de especialistas na área, mantendo-se em sigilo a autoria dos textos;
  5. Indicar o GT a que se destina a proposta.
  6. O Resumo deve ter indicações breves de 60 (sessenta) a 100 (cem) palavras, com espaçamento simples, contendo 3 (três) palavras-chave.
  7. A sequência do texto deve conter fonte Times New Roman 12; espaçamento do texto entre linhas e recuo padrão 1,5 cm; espaçamento das citações simples com recuo padrão 4 cm sem aspas com fonte 10; margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm. Enfatizamos ter atenção à correção de linguagem; alinhamentos, espaçamentos, recuos em citações e referências atendendo às normas da ABNT.
  8. É obrigatório o uso do template (modelos de estrutura de artigo) disponível no site do evento.
  9. Critérios básicos na seleção dos trabalhos: contribuição relacionada aos GTs, consistência e rigor da abordagem teórico-metodológica.

Quantidade de trabalhos por autor (a):
Cada autor(a) poderá submeter, no máximo, 3 (três) trabalhos, para um mesmo GT ou para GTs diferentes, nas seguintes opções:

  • Submeter 1 (um) trabalho como primeiro(a) autor(a) e, até, 2 (dois) trabalhos como coautor(a);
  • Cada trabalho deve conter no máximo um(a) autor(a) e dois (duas) coautores (as);
  • O(s) trabalho(s) deve(m) ser enviado(s) pelo(a) autor(a) principal em dois arquivos:
    • Em formato Word com a autoria do trabalho
    • Em formato PDF sem autoria

Apresentação dos PÔSTERES em Formato DIGITAL:

  1. A produção será em formato digital com uso de até 4 slides Power Point.
  2. Poderão ser usadas figuras, mapas, tabelas, gráficos e outros recursos visuais que se fizerem necessários.
  3. O tempo de apresentação será de no máximo 10 minutos.
  4. Estrutura dos slides:
    • Cabeçalho contendo: título, nome(s) do/a (s) autor/a (s) e da(s) instituição(ões)
    • Introdução
    • Objetivo
    • Questão/Problema
    • Metodologia
    • Resultados/Conclusão ou Considerações
    • Referências (usar somente as referências necessárias).